Uma Conta Paypal é um sistema electrónico de transacção de dinheiro

paypal2-e1414331946605.png
[adrotate group="1"]

1. INTRODUÇÃO para ter uma conta paypal

Ter uma conta Paypal é ter um sistema electrónico de transacção de dinheiro, que permite entre muitas coisas, enviar e receber dinheiro a partir de qualquer local do mundo, independentemente da moeda ou do país de origem do utilizador. O sistema pode ser utilizado para comprar equipamentos nos leilões, comprar produtos ou serviços na internet, ou mesmo fazer doações a websites ou blogs.

A conta de utilização básica no Paypal é gratuita, tal como todo o tipo de contas, e não retêm comissões para a plataforma por utilização e movimentação de dinheiro. No entanto, este tipo de conta só permite receber dinheiro, uma vez que está limitada a 5 envios de dinheiro por ano, o que é consideravelmente pouco para quem trabalha com internet regularmente.

A conta paypal gratuita permite enviar e receber dinheiro de utilizadores que tenham conta no  Paypal, mas também possibilita receber dinheiro de utilizadores que não tenham conta no Paypal. Se enviar um pedido de pagamento para um endereço de email, essa pessoa poderá pagar com um cartão de crédito internacional, sem que tenha sequer uma conta no Paypal. Nem necessita de abrir.

O dinheiro recebido na sua conta Paypal poderá ser gasto ou enviado para outros utilizadores, ou então levantado para uma conta bancária ou para um cartão de crédito, por exemplo. Dependendo do tipo de conta e do tipo de informação inserida no sistema, terá no seu quadro de Withdraw várias opções. Neste exemplo em baixo temos o envio para conta bancária nos Estados Unidos ou em Portugal, e os valores de comissão por levantamento.

conta paypal

2. INSCRIÇÃO

Inscrever-se no Paypal é extremamente simples e não necessita sequer de providenciar informação bancária, no entanto, se quiser movimentar dinheiro ou levantar capital que seja depositado na sua conta, terá obrigatoriamente de o fazer.

Para iniciar o processo de registo, clique no texto “Sign Up“. Na página seguinte o sistema vai perguntar-lhe se pretende criar uma conta Personal, Premier ou Business. Eis as diferenças:

. Personal – Para receber dinheiro ou fazer compras online com cartão de crédito. Sem comissões.

. Premier – Conta para freelancers ou blogueiros que enviam e recebem dinheiro regularmente. Comissões iniciais de 2%. Este valor desce conforme o volume de transacções.

. Business – Para quem tem negócios estabelecidos e utiliza dados empresariais. Comissões mais atractivas.

O mais adequado a meu ver é a conta Premier. Uma vez que recebe e envia dinheiro com regularidade, seja para compras, publicidade, produtos ou serviços, torna-se imprescindível ter uma conta deste tipo. Ainda que existam comissões de 2%, compensa claramente pela qualidade do serviço e disponibilidade de meios.

conta paypal

 

Na página seguinte o sistema irá questioná-lo sobre quais os seus dados pessoais. Nome, morada, localização, contactos, etc. O processo é muito simples e inclui também algumas perguntas de segurança para depois conseguir recuperar a sua conta em caso de haver problemas.

O email que digitar no primeiro campo, será o endereço que irá utilizar para comercializar dinheiro na sua conta Paypal, e será também o endereço que fará o login na plataforma. Será esse endereço que você irá enviar para os seus clientes quando quiser receber dinheiro.

Se inserir dados de cartão de crédito internacional, o Paypal irá confirmar a veracidade dos seus dados junto do sistema. Se a morada que você colocou é a mesma que se encontra no registo do cartão de crédito, o sistema irá assumi-lo como um utilizador verificado. Para verificar o seu cartão de crédito, será necessário também seguir os passos de verificação, sendo que o Paypal retira 1,50EUR no seu cartão de crédito e deixa na transacção um número de 4 dígitos que é a chave para essa verificação.

Para encontrar esses dígitos, terá de pedir no seu banco um extracto dos movimentos do cartão de crédito, ou através da página online do seu banco, e conferir o código na alinea do resgate Paypal. O processo é muito simples.

Um utilizador verificado é considerado sempre como alguém credível aos olhos do sistema, o que é sempre uma vantagem comercial.

4 ebooks

conta paypal

3. LIMITES DE CONTA PAYPAL

As contas Premier e Business incluem limites de transacção que são meramente etapas de segurança aplicadas pelo Paypal. Na conta Premier por exemplo, a partir do momento que transaccionar 1000EUR o Paypal coloca um aviso para que submeta o seu Bilhete de Identidade e uma cópia de uma factura que comprove a sua morada de residência. O processo leva 24 ou 48h a ser aprovado, e pode ser feito através da plataforma, fazendo upload dos referidos ficheiros requesitados.

Durante estes processo a conta Paypal está 100% operacional, não podendo unicamente ser encerrada até que o procedimento de segurança esteja concluido.

4. USANDO O PAYPAL PARA ENVIAR DINHEIRO

Actualmente o Paypal é utilizado em mais de 70% das transacções feitas pelo LINK eBay, e uma vez que ambas as empresas são do mesmo grupo, esse valor faz todo o sentido. Como referi anteriormente, o Paypal pode ser utilizado para enviar dinheiro respeitante a transacções no ebay, doações e caridade, compra de produtos ou serviços, entre outras coisas. Não existe a necessidade de especificar o serviço ou produto que compra pelo que é um sistema bastante liberal nesse aspecto.

Para enviar dinheiro clique no menu “Send Money” da sua conta Paypal e preencha os dados requeridos pelo sistema. O email do destinatário corresponde à conta de destino para onde vai enviar dinheiro. Se enviar o dinheiro em EUROS ou DÓLARES o sistema faz as devidas conversões utilizando a taxa de câmbio disponível no momento dessa transacção.

conta paypal

Se por ventura quiserfazer uma doação  a um site, terá ou de saber o endereço de email do destinatário.

Em transacções online, algumas empresas disponibilizam pagamentos através de cartão de crédito e também através de Paypal. É importante que saiba seleccionar o método de pagamento correcto, uma vez que ao pagar por cartão de crédito, ele não irá utilizar os seu fundos do Paypal. Você terá de fazer Checkout através do Paypal para que possa ou utilizar os seus fundos presentes na sua conta, ou pagar também através de um cartão de crédito internacional.

5. USANDO O PAYPAL PARA RECEBER DINHEIRO

Receber dinheiro pelo Paypal pode ser feito de diversas formas. A primeira é dando ao pagador o seu endereço de email para que ele lhe transfira directamente o montante. Outras opções incluem o botão de requesitar dinheiro, que envia por email uma factura a requesitar um pagamento de um valor definido. Esse pagamento pode ser feito por clientes que utilizem Paypal ou através de um cartão de crédito internacional, sem que seja necessário ter conta no Paypal sequer. Isto é ideal para negócios e venda de produtos ou serviços online, uma vez que não existe barreira comercial nenhuma, a não ser a necessidade de um cartão de crédito.

Para requesitar um pagamento, clique no separador ”Request Money” da sua conta Paypal, e insira o endereço de email do seu cliente, o valor a cobrar na moeda que você deseja receber, e o tipo de negócio em causa. Se por ventura o seu cliente é americano e você pretende receber em euros, para não ter depois o dinheiro na sua conta Paypal a desvalorizar, você poderá fazer uma request em euros, porque o sistema depois converte em dólares para o seu cliente. Ele paga-lhe em dólares, e você recebe em euros.

conta paypal

6. PROGRAMA DE DENUNCIAS DO PAYPAL

 

Paypal tem integrado consigo um programa de denuncias que permite entre muitas coisas, efectuar o pedido de devolução de um determinado montante pago a uma pessoa ou cliente, por má prestação de serviços. Isso geralmente acontece muito a quem faz venda de produtos ou serviços, e em especial aos freelancers, que muitas vezes acabam por recorrer a esta sentença para evitarem perder dinheiro e tempo.

Se por ventura tiver algum problema com um cliente seu, vá ao menu “My Account” e ao sub-menu “Resolution Center“. Ai dentro poderá abrir um novo caso e reportar o seu problema ao Paypal. Obviamente que este processo deverá ser escrito em Inglês e devidamente fundamentado, caso contrário a probabilidade de os fundos lhe serem devolvidos é muito menor.

 

conta paypal

Esta informação pode ser importante para um amigo seu, partilhe agora!!!

    E já agora deixe o seu comentário!    

Share this post

2 Replies to “Uma Conta Paypal é um sistema electrónico de transacção de dinheiro”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

scroll to top